NADA DE ÚLTIMA HORA… João avisa que deverá definir já próximo ano equação da chapa de seu grupo pra disputa de 2026
O governador João Azevedo (PSB) mandou recado à sua base política, meu caro Paiakan, ao afirmar que pretende definir, já em 2025, a estratégia e, provavelmente, a chapa que irá disputar o Governo e o Senado. Também deverá definir se deixará realmente o Governo para disputar o Senado.
A movimentação vem na esteira de duas provocações de aliados. De um lado, o deputado Mersinho Lucena (Progressistas) alertou para a necessidade de definição logo próximo ano, para entrar 2026 com uma formatação do grupo para a disputa das urnas. Segundo o deputado, deixar para depois, pode complicar as articulações.
Já o secretário Deusdete Queiroga (Infraestrutura), do PSB, voltou a admitir que tem interesse na disputa ao Governo, tanto quanto o deputado Adriano Galdino (Republicanos), mas que uma eventual candidatura sua só ocorrerá se João permanecer no Governo. Neste caso, Deusdete seria o candidato do governador.
João tem feito elogios a Deusdete, mas não descarta outros nomes, como Galdino, o seu vice Lucas Ribeiro (Progressistas), e até o prefeito Cícero Lucena (Progressistas), se é que ele deixar a Prefeitura para entrar na disputa.
O problema é que este é um jogo com muitas variáveis. Se João sair, Lucas vai assumir e poderá ser candidato à reeleição. Ou não, no caso de sua mãe, a senadora Daniella Ribeiro (PSD) decidir disputar sua recondução ao Senado. Neste cenário, a chapa majoritária certamente não comportaria Daniella e Lucas.
Se João permanece para conduzir sua sucessão, então Lucas estaria fora do jogo. Nesta hipótese, João poderia, sim, apoiar Deudeste. Mas, para a equação fechar, não pode perder o link com o Progressistas de Aguinaldo Ribeiro e o Republicanos de Hugo Motta, que certamente irá querer um lugar na majoritária.
Este é a moldura do que se desenha para 2026, meu caro Paiakan. Com passagem por 2025, se é que as definições irão ocorrer no próximo ano mesmo.