NÃO PODE SER CANDIDATO… Supremo nega recurso e mantém inelegibilidade de Ricardo Coutinho
O Blog ficou as últimas horas fora do ar, por conta de um ataque de hackers raivosos, certamente incomodados com a linha editorial.
Quis o destino, contudo, que a equipe técnica tenha solucionado o problema momentos após o Supremo Tribunal Federal negar liminar ao ex-governador Ricardo Coutinho, para derrubar sua condenação por inelegibilidade.
A decisão foi a ministra-relatora Rosa Weber que negou seguimento ao recurso. Anteriormente, os ministros Ricardo Lewandowski, Roberto Barroso, Edson Fachin, Alexandre de Moraes foram impedidos de julgar por estarem, atualmente, no TCE, enquanto Dias Toffoli arguiu suspeição. Com isso, os autos foram parar no gabinete da ministra Rosa Weber.
Com a decisão, o ex-governador segue inelegível e, a preço de hoje, impossibilitado de disputar as eleições deste ano, como pretendia, inclusive após sua coligação MDB-PT ter registrado sua candidatura que, agora se vê, não tem qualquer sustentação legal.
Pra entender – Os advogados do ex-governador, como se sabe, havia protocolado uma petição, último dia 9, cobrando uma definição quanto ao pedido de suspensão da inelegibilidade.
Além desta petição, o ex-governador também protocolou uma Tutela Provisória Incidental com o mesmo objetivo: levar o Supremo a se debruçar sobre a decisão do TSE que o tornou inelegível, por abuso de poder político e econômico, nas eleições de 2014.