PARA AS ELEIÇÕES DE 2022 Haddad diz que Ciro é candidato da direita mas defende pacto da oposição contra Bolsonaro
O ex-candidato Fernando Haddad (PT) afirmou, durante entrevista à BandNews (Manaus), que Ciro Gomes (PDT) integra o time de candidatos da direita em relação às eleições de 2022: “A direita tem o Ciro, Moro, Mandetta, Huck, Dória, qual é o problema? Isso tudo tem um ano e meio para se discutir.” A resposta de Haddad se deu quando questionado sobre aliança com Ciro num eventual segundo turno.
O petista defendeu um pacto entre partidos da oposição a Jair Bolsonaro somente no 2º turno da disputa: “Para derrotar o Bolsonaro temos que ter um pacto de todo mundo que é oposição ao apoiar quem for para o segundo turno. Esse é o pacto que tem que ser feito. E não o que foi feito em 2018, quando cada um foi para um lado e deixou o Bolsonaro ganhar.”
A declaração de Haddad sobre “cada um foi para um lado”, aparentemente, é uma indireta a Ciro que, nas eleições de 2018, decidiu viajar para a Europa, não se comprometendo com a candidatura do petista no segundo turno, quanto da disputa contra Bolsonaro.
Lula – Há poucos dias, antes da entrevista de Haddad, ao ser questionado questionado se agora que o ex-presidente liberou o PT para decidir sobre candidatura considera possível receber eventual apoio da sigla, Ciro disse que não. “É preciso dar o tempo que o Lula, que esse momento pede, e eu vou tocando minha bandinha, minhas ideias (…). Tenho que ter humildade pra dizer que eu não espero, não acredito que o PT me apoie porque acho natural (o partido ter candidato próprio)”.
(mais em https://bit.ly/38k5Qqb)