NESTA 2ª Servidores da UFPB paralisam atividades e reivindicam do Governo Federal atendimento às suas reivindicações

Esta segunda-feira (05/05) iniciou com uma paralisação dos servidores técnico-administrativos da Universidade Federal da Paraíba. O movimento atende a uma convocação nacional da categoria, coordenado pela Fasubra (Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil).

Segundo a Fasubra, a paralisação integra o calendário de mobilizações aprovado em assembleia pela categoria e marca o chamado “Dia D” de luta pelo cumprimento integral do acordo firmado com o Governo Federal durante a última greve da categoria. A mobilização ocorre em todos os campi da Universidade.

Reivindicações – A categoria reivindica a reestruturação do Plano de Cargos e Carreiras , a implantação da jornada de 30 horas semanais, o RSC (Reconhecimento de Saberes e Competências) para todos os servidores, o reposicionamento dos aposentados, a melhoria nas condições de trabalho e a definição clara das regras de transição para progressões na carreira.

Segundo o sindicato, embora o Governo Federal tenha assumido compromissos com a categoria, parte significativa do acordo ainda não foi colocada em prática, o que motivou a retomada da mobilização em âmbito nacional.