NESTA QUINTA Lula promove jantar com ministros em defesa de Moraes mas apenas seis dos onze magistrados comparecem

O presidente Lula jantou, na noite desta quinta-feira (31/07), no Palácio da Alvorada, com seis dos onze ministros do Supremo Tribunal Federal, para afinar uma posição única de contraponto às recentes sanções impostas pelos Estados Unidos aos ministros do STF, em especial Alexandre de Moraes.

O deputado-presidente Hugo Motta (Republicanos) estava especulado para comparecer, mas, segundo apurou a CNN, o parlamentar não esteve presente.  Estiveram presentes os ministros Luís Roberto Barroso (presidente da Corte), Gilmar Mendes, Cristiano Zanin, Flávio Dino, Edson Fachin e Alexandre de Moraes.

Não compareceram Dias Tófolli, Cármen Lúcia, Dias Nunes Marques, Luiz Fux e André Mendonça. Segundo o Portal 360, “o jantar organizado pelo presidente acabou servindo para explicitar um racha dentro do STF a respeito de como reagir sobre as sanções contra Moraes”.

Além dos ministros do Supremo, participaram da reunião apenas o procurador-Geral da República, Paulo Gonet, o ministro Ricardo Lewandowski (Justiça e Segurança), e o advogado-geral da União, Jorge Messias. Na pauta, segundo especulações da mídia, a decisão de manter o julgamento do ex-presidente Bolsonaro para setembro próximo.