NO CAMINHO CERTO Educação Digital de João Pessoa tem semelhança com o que defende Nobel da Paz
A política de educação digital de João Pessoa encontra eco com o que vem defendendo a ativista paquistanesa Malala Yousafza, Nobel da Paz em 2014. Em entrevista à Folha de São Paulo, Malala defendeu que é “necessário incluir a educação digital nos currículos escolares, para ensinar as pessoas sobre o funcionamento da tecnologia, das plataformas e dos algoritmos”.
A capital paraibana tem se destacado nessa área com iniciativas, como a entrega de mais de 40 mil tablets com acesso à internet para estudantes do ensino fundamental, chromebooks para professores, salas Google e makers nas escolas (um investimento de aproximadamente R$ 170 milhões), a prefeitura está impulsionando a Iniciativa Code (Codificar para Desenvolver).
Programa – O projeto da Secretaria de Educação e Cultura, em parceria com a Secretaria de Ciência e Tecnologia de João Pessoa, com o apoio da Funetec, tem o objetivo de formar programadores e já conta com a participação de 11 mil alunos.
Além de promover capacitação, a iniciativa também contribui para um importante aumento de renda nas famílias.
Enquanto em outras partes do Brasil ainda se debate a democratização do acesso à tecnologia, João Pessoa já está à frente e assume o protagonismo nesse processo de educação digital no país.
Diante disso, a cidade se tornou uma referência e um exemplo a ser seguido no Brasil.