NO IFPB Reitor destaca votação recorde para reitoria, aponta legado e sinaliza desafios futuros para a Instituição
O professor Cícero Nicácio, deixa este ano, a reitoria do Instituto Federal da Paraíba, após oito anos à frente da Instituição, em dois mandatos consecutivos. A Reitoria mudará de mãos até novembro.
A comunidade acadêmica realizou eleições, no mês de abril, tendo votado maciçamente na professora Mary Roberta Meira Marinho, atual vice-reitora, que obteve 92,47% dos votos de servidores, docentes e alunos.
Além de Mary, também disputaram o professor Marcus Damião e Dênis Barros, que ficaram em segundo e terceiro, respectivamente. Caberá, agora, o presidente da República efetivar a nomeação de quem irá suceder Nicácio.
Em Brasília será feita a análise de conformidade e instrução processual, passando pela área jurídica do MEC, depois pela Casa Civil da Presidência e por fim irá para a assinatura do presidente. O presidente é quem nomeia os reitores e reitoras dos Institutos Federais.
Eleição – Segundo Cícero Nicácio, “quando uma gestão chega a oito anos, é natural que haja desgastes, mas a reitora eleita teve o maior percentual da história da rede federal de educação. Nunca um reitor ou reitora obteve um desempenho igual. Um candidato obter 92,61 % dos votos é impressionante, é fenomenal. Foi uma votação extraordinária”.
E ainda: “tivemos uma eleição que se notabiliza por uma peculiaridade: pela primeira vez em toda a história da Instituição foi escolhida uma mulher como líder máximo do IFPB. Nós tivemos uma quebra de paradigma no IFPB, uma justa homenagem a todas as mulheres. Uma mulher à frente da gestão significa sensibilidade, significa um olhar sensível para as causas públicas”.
Legado – O reitor afirmou que “mais adiante, quando terminar o nosso mandato, eu gostaria que as pessoas lembrassem de mim como um pequeno homem, no sentido da pequenez humana, que pensou e sonhou com um IFPB grande. Um ser com a impetuosidade e a utopia dos que desejam fazer o bem. Para mim, sempre foi muito honroso administrar uma Instituição como esta”.
Desafios – Conforme destacou o professor Cícero Nicácio, “o grande desafio da próxima gestão será manter a autonomia da Instituição, garantir um processo democrático, participativo e dialógico com a comunidade. Temos grandes desafios. O desafio do orçamento baixo sempre vai existir, entretanto, o papel do gestor não é o de lamentar a falta de dinheiro, o desafio do reitor é buscar os recursos para melhorar a infraestrutura”.
As declarações do reitor foram concedidas aos jornalistas que integram a assessoria de comunicação do IFPB, mediada pelo jornalista Gustavo Rodrigues. (Íntegra da entrevista em https://bit.ly/3KTWti9)