NO PÓS JULGAMENTO Hugo admite pautar Anistia, após conversa com Tarcísio e crescer número de líderes partidários favoráveis

O deputado-presidente Hugo Motta (Republicanos) se reuniu com o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e líderes de partidos, como a União Progressistas, para avaliar a tramitação do projeto de Anistia. Hugo havia negado o encontro na terça-feira (02/09), mas a mídia nacional traz a informação de um diálogo entre eles.

Hugo chegou a admitir para o jornal O Estadão, sobre a discussão em torno do projeto de Anistia, após uma reunião com líderes partidários, em Brasília: “Cresceu. Aumentou o número de líderes pedindo a votação do projeto de Anistia.” Além do PL, União Brasil, PP e Republicanos querem que o tema seja pautado, diz O Globo.

Segundo Sóstenes Cavalcante (RJ), líder do PL, o partido quer votar o projeto depois de o STF concluir o julgamento o ex-presidente Bolsonaro. O líder do PT, Lindbergh Farias (RJ), atribuiu a Tarcísio a responsabilidade pelo “aumento da mobilização de parlamentares em favor da anistia”.

No Senado, o presidente Davi Alcolumbre (AP), do União Brasil, disse que vai apresentar uma alternativa ao projeto de anistia, sem perdoar os condenados pelos atos de 8 de janeiro. A proposta dele é para reduzir as penas, e só dos participantes dos atos. Não beneficiaria os financiadores e organizadores.