A Paraíba vai ganhar seu polo de astronomia no Sertão da Paraíba. Durante plenária do Orçamento Democrático, em Cajazeiras, o governador assinou ordem de serviço no valor de R$ 24 milhões para dar início à construção da Cidade da Astronomia, no município de Carrapateira.
A iniciativa, segundo explicou o governador, objetiva a criação de um centro de popularização da ciência voltado à astronomia: “Imagine o que será gerado com a chegada do radiotelescópio Bingo e da estrutura da Cidade da Astronomia: desenvolvimento via turismo, geração de emprego e renda.”
Bingo – O Bingo (Baryon Acoustic Oscillations in Neutral Gas Observations, ou Oscilações Acústicas de Bárions em Observações de Gases Neutros) vai fazer parte de um grupo de equipamentos de pesquisa do espaço que é visualmente impactante. Alguns exemplos se tornaram ícones culturais, fazendo parte da história da astronomia e aparecendo até no cinema, como o radiotelescópio de Arecibo (Porto Rico).
Com orçamento de R$ 20 milhões, e localizado na Serra da Catarina, em Aguiar, o radiotelescópio está sendo construído por um consórcio de entidades brasileiras e estrangeiras, deverá detectar e analisar rastros de hidrogênio neutro (a combinação de um elétron e um próton) no Universo. Por trás disso, está a ideia de entender elementos que ainda intrigam cientistas, como a energia escura.
O radiotelescópio é composto de duas antenas parabólicas: uma de 40 metros e outra de 34 metros de diâmetro. As duas, juntas, ocupam uma área maior do que meio campo de futebol. Elas são ligadas a receptores que são espécies de “cornetas” —como se fossem receptores de TV por satélite, mas com mais de quatro metros de comprimento.