NO TOPO Paraíba lidera ranking nacional do PIB de 2024 com crescimento recorde de 6,6%
A Paraíba segue bem na fita. O Estado ganhou destaque nacional, após levantgamento do Banco do Brasil, indicando um crescimento do PIB da ordem de 6,6%, bem acima da média do País. Segundo resenha regional do Setor de Investimentos do BB, a performance da economia paraibano foi um dos vetores que ajudaram a alavancar o PIB nacional, ao longo de 2024.
De acordo com a Revista Fórum, o crescimento no Nordeste vai assegurar as projeções nacionais para o PIB, “principal termômetro da atividade econômica, que deve fechar o ano de 2024 em 3,5%”. Os dados apontam ainda que a região Norte deve fechar o ano com PIB de 4,7% e o Nordeste, com 3,8%, compensando índices mais baixos de crescimento econômico no Sul (2,8%), Centro-Oeste (2,7%) e Sudeste No Sudeste (3,7%).
Ainda segundo o estudo, a Paraíba (com 6,6%) deve liderar o ranking nacional, seguida do Rio Grande do Norte (6,1%), Tocantins (6%), Amapá (5,8%), Espírito Santo (5,3%), Amazonas (5,2%) e Distrito Federal (5,1%). Um desempenho surpreendente para um Estado do porte da Paraíba. Alguns dos setores mais “quentes” no Estado são a construção civil e o turismo, conforme levantamento.
Outros Estados – Segundo o BB, dentre todas as unidades da federação, apenas Mato Grosso do Sul deve registrar dado negativo, com uma queda de 0,7%, puxada por um decréscimo de -13,1% no PIB agropecuário, enquanto a indústria registrou alta de 3% e serviços, 1,7%.
Mato Grosso deve fechar o ano com leve oscilação, de 0,1%. Ainda devem registrar índices abaixo dos 3,5% do PIB nacional: Rondônia (2%), Rio Grande do Sul (2,5%), Paraná (2,6%), Bahia (2,9%), Alagoas (3,1%) e Minas Gerais (3,4%).