Nonato deve anunciar desistencia da candidatura para ser vice de Cartaxo com apoio de Agra
O jornalista Nonato Bandeira deve anunciar, a qualquer momento, a desistência de disputar a Prefeitura de João Pessoa, para se incorporar à campanha do deputado Luciano Cartaxo, pelo PT, na condição de candidato à vice, com apoio do prefeito Luciano Agra. Os acertos foram feitos nos últimos dias a várias mãos, e envolveu, além de Nonato, Luciano Cartaxo, o presidente nacional do partido, deputado Roberto Freire e o… ministro Aguinaldo Ribeiro.
Tudo começou, no meio da semana passada, quando Nonato foi a Brasília e se reuniu com Roberto Freire, obtendo dele o compromisso de que, se tivesse o apoio do prefeito Agra, teria seu endosso para uma negociação com o PT de Luciano Cartaxo. Na última sexta, Nonato e Freire estiveram em João Pessoa, se reuniram com o prefeito Agra, quando praticamento todo o acordo foi selado. No sábado, Nonato se reuniu com o ministro Aguinaldo Ribeiro, com a missão de aparar as arestas do PPS com o PT.
O final de semana foi intenso. Nonato foi a Campina Grande, para os entendimentos com o ministro Aguinaldo e, de lá, seguiram para Caruaru, onde, inclusive se encontraram com o governador Eduardo Campos, para uma visita à festa de São João. O governador, no entanto, não teria participado dos entendimentos finais. No domingo, Aguinaldo intensificou os entendimentos com a direção nacional do PT, para materializar o acordo, e formatar a coligação PT, PP e PPS em João Pessoa.
Nesta segunda (dia 25), o acordo entrou na pauta da reunião do PT em Brasília, diante de uma resolução anterior do partido, que vetava qualquer coligação com o PPS, em função da aliança nacional que o partido tem com o PSDB, adversário histórico dos petistas. No entanto, há uma flexibilização em jogo, uma vez que, em várias cidades do País, houve uma aliança local PT com PPS, em função de peculiaridades políticas paroquiais, toleradas pela nacional dos dois partidos.