NOS 80 ANOS DA APL (vídeos) Ângela abre nesta 5ª as celebrações em parceria com a Fundação Joaquim Nabuco
As comemorações alusivas aos 80 anos da Academia Paraibana de Letras tiveram início, na manhã desta quinta (dia 23), em evento promovido numa parceria com a Fundaj (Fundação Joaquim Nabuco). A APL foi, oficialmente, criada em 14 de setembro de 1941.
A abertura da programação contou com o presidente da Fundaj, Antônio Campos, e a presidente da APL, escritora Ângela Bezerra de Castro. O evento é fruto de uma parceria entre a Fundaj e a APL.
“A relação entre Pernambuco e a Paraíba não é recente, como é sabido. Para além dos episódios históricos, que compartilhamos”, pontuou Campos, destacando a obra de Augusto dos Anjos a Ariano Suassuna.
Já a presidente da APL, Ângela Bezerra, destacou a parceria como fundamental para as “celebrações dos 80 anos da Academia, sonho de intelectuais visionários que, além dos tempos, se concretizou numa sólida instituição”.
Logo após a abertura do evento, houve a palestra “O Governo cultural de Tarcísio Burity”, tendo como conferencista o escritor e jornalista Gonzaga Rodrigues.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO – Dia 23
9h30m: Abertura – Lançamento das celebrações da Academia Paraibana de Letras, em seus 90 anos, pelo presidente da FUNDAJ, Antônio Campos; pela presidente da APL, Ângela Bezerra de Castro; e pelo diretor da Dimeca/Fundaj, Mário Hélio Gomes.
10h: “O Governo cultural de Tarcísio Burity” (Conferencista: Luiz Gonzaga Rodrigues, jornalista e cronista)
14h: “Juarez da Gama Batista – Erudição e ousadia no ensaio literário” (Conferencista: Ângela Bezerra de Castro, professora, crítica literária e presidente da APL)
16h: “Sebastianismo – Morte e sangue em Pedra do Reino” (Conferencista: Luiz Nunes Alves, escritor e poeta, também conhecido, no campo da Poesia Popular, pelo pseudônimo de Severino Sertanejo)
18h: “Augusto dos Anjos – Teleologia sem princípios” (Conferencista: Mílton Marques Júnior, professor e escritor).
CONFIRA VÍDEOS DA ABERTURA DAS CELEBRAÇÕES…