NOS BASTIDORES Ricardo Coutinho e Lula aguardam rompimento de Veneziano com João e articulam filiação de Cartaxo ao PT
Os rumores cada vez mais fortes de um iminente rompimento do senador Veneziano Vital do Rego com o governador João Azevedo tem agitado os bastidores do PT. O partido, como se sabe, está dividido. Mas, a ala que acompanha o ex-governador Ricardo Coutinho torce e articula pelo rompimento.
A especulação que circula, nas últimas horas, indica que Ricardo Coutinho e o ex-presidente Lula estariam operando para filiar Luciano/Lucélio ao partido e fazer parte de uma eventual chapa de Veneziano ao governo.
O detalhe curioso é que o PV, atual partido de Cartaxo, estaria sem comando na Paraíba, desde que venceu a vigência da atual executiva estadual, em 14 de outubro último. Pode ser mera coincidência esse “desleixo” do ex-prefeito com o partido.
Ou algo ainda está verde a espera de amadurecer…
Pra entender – O MDB tem reunião marcada, na manhã da próxima sexta (dia 22), para deliberar se o partido vai seguir na base do governador João Azevedo e apoiar sua reeleição, ou se deixa a parceria e abre caminho para o senador Veneziano confirma candidatura ao governo, como se tem especulado na praça.
Nos últimos dias, o líder do MDB no Senado, Eduardo Braga, deu declarações à Imprensa anunciando que o partido está avalizando uma eventual candidatura de Veneziano ao governo do Estado, em 2022. Vários militantes do partido têm defendido o rompimento com João, como Benjamim Maranhão e o vereador Mikika Leitão.
Presidente estadual do MDB, Veneziano convocou uma reunião com os filiados, na sede do partido, para, de forma genérica, “tratar de assuntos relacionados à legenda”. Nos bastidores, contudo, a informação que o principal ponto de pauta é o recente incidente envolvendo a secretária Ana Cláudia (Articulação) e o governador.
Na sequência, como se sabe, Veneziano acusou João de ter cometido um “gesto deselegante” com sua esposa, que deixou um evento em Campina Grande, alegando ter sido preterida de integrar a mesa dos trabalhos. Após o incidente, vários militantes do partido passaram a defender o rompimento com o governador.
Também contribuem para um cisma recentes encontros de Veneziano com o ex-presidente Lula, sempre cercado de especulações de que pode ser o candidato do presidenciável na Paraíba. Veneziano também tem sido elogiado e apontado pelo ex-governador Ricardo Coutinho como o eventual candidato de Lula no Estado, com apoio do PT.