NOVO PARTIDO Unidade Popular anuncia candidaturas a vereador e prefeito nas eleições municipais
As eleições municipais em João Pessoa deverão promover a estreia do mais novo partido criado no País: a Unidade Popular. Durante congresso realizado no último dia 7, a legenda decidiu apresentar candidatos a vereador em Campina Grande, Patos e João Pessoa, onde também deverá uma candidatura à prefeitura. O nome, porém, ainda não está definido.
Segundo o jornalista Rafael Freire, secretário de organização da UP na Paraíba, “a situação nacional e local exige que um partido como a UP apresente sua plataforma política revolucionária à sociedade da forma mais ampla possível, em especial nas principais cidades.”
E arrematou: “É preciso combater o fascismo nas ruas e nas urnas, pois, como ficou provado com a eleição de Bolsonaro em 2018, a extrema-direita age à base de mentiras para conquistar apoio para seu projeto golpista e autoritário. Democracia não se faz só em tempos de eleições, mas, por outro lado, não pode haver democracia sem uma participação consciente do povo também no processo eleitoral”.
Surgida a partir da união de vários movimentos sociais, a UP coletou mais de 1 milhão e 200 mil assinaturas de apoio de eleitores brasileiros para obter seu registro eleitoral junto ao TSE. No dia 10 de dezembro do ano passado, o Tribunal decidiu, por unanimidade, que o partido havia cumprido todos os requisitos exigidos pela legislação. Assim, as Eleições 2020 serão as primeiras da história da Unidade Popular.
O Congresso também elegeu um novo Diretório Estadual, agora presidido pela pedagoga Rosilene Santana, que, até então, era presidenta do Diretório Municipal de João Pessoa.