O dia seguinte: Cartaxo anuncia início de obras do VLT em setembro
É possível que as obras de instalação dos chamados VLTs (Veículos Leves sobre Trilhos) se iniciem ainda este ano. Foi o que antecipou o prefeito Luciano Cartaxo: “Posso assegurar que o projeto de instalação dos VLTs em João Pessoa vai sair do papel ainda este ano, porque todos os embaraços técnicos já foram devidamente superados.”
Ainda segundo o prefeito, “os veículos, inclusive, já se encontram em fase de montagem, em Barbalha (CE), com previsão de entrega em maio do próximo ano”. A obra foi confirmada pelo ministro Aguinaldo Ribeiro (Cidades), durante reunião em Brasília com a presidente Dilma, da qual participaram prefeitos e governadores de todo País.
Até onde o Blog pode apurar, a CBTU já repassou mais de R$ 8 milhões para a empresa Bom Sinal Indústria e Comércio, encarregada da construção das oito unidades que serão inicialmente implantadas na Capital. O processo vinha enfrentando problemas técnicos, mas, segundo o prefeito, “agora o projeto vai mesmo sair do papel”.
O VLT de João Pessoa será um trem com capacidade de transportar até 600 pessoas por viagem, possui ar condicionado total, duas cabines de comando permitindo operar em monovia, baixo potencial poluidor e baixo consumo de biodiesel e tem facilidade de integração aos sistemas de transportes existentes, além de atender às normas de veículos ferroviários.