O fantástico evangelho de falcatruas segundo Lucas
A Paraíba deve voltar ao noticiário nacional do Fantástico, e de forma bem pejorativa, no quadro “Cadê o dinheiro que tava aqui”, com uma reportagem sobre os escândalos envolvendo o ex-presidente da Câmara de Cabedelo, Lucas Santino. O ex-vereador, inclusive, já é investigado numa CPI que apura, dentre outros, desvio milionário de recursos públicos em diversas fraudes.
Conforme informações do vereador Antônio do Vale, presidente da CPI, a reportagem do Fantástico esteve na Câmara, esta terça (dia 26), colhendo informações sobre os escândalos envolvendo o ex-vereador. Há um rosário de denúncias pesadas contra Santino, que incluem a faxina mais cara do mundo, gastos astronômicos com combustíveis, com centenas de litros de água mineral, desvio de recursos da Previdência, dentre outros.
Durante a realização da CPI, ama das revelações mais notáveis reportou-se ao desvio da ordem de R$ 341 mil, em pagamentos da Câmara à empresa Nordeste Galpões. Pagamento que ocorreu, conforme registro contábil, em dezembro do ano passado, poucas horas antes de Santino deixar a presidência da Casa. Informação que já foi surpreendente.
Porém, o detalhe mais impressionante veio de documentos fornecidos pela Caixa Econômica Federal: nada menos do que R$ 225 mil foram parar nas contas de sua mãe, Ana Maria Santino da Silva, logo após o pagamento à empresa. Foi constatado ainda que a operação não teve nenhum respaldo legal, porque o pagamento ocorreu sem a existência de licitação, e sequer a empresa foi localizada pela Receita Federal no endereço citado.
Os jornalistas da Rede Globo não souberam informar quando a reportagem será exibida pelo Fantástico.