O pronunciamento de Dilma e o panelaço podem ter sido uma prévia pro dia 15
O assunto mais comentado, pelo Brasil afora, nesse domingo foi, sem dúvida, o pronunciamento da presidente Dilma Rousseff, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. O detalhe foi que, durante a sua fala, moradores de vários bairros de São Paulo promoveram um ruidoso panelaço com vaias e até foguetório, em protesto contra a presidente.
O episódio dá bem uma mostra do clima reinante no País, nesses dias que antecedem as suas grandes manifestações convocadas pela oposição (dia 15 – domingo) e pelo PT e seus aliados (dia 13). A oposição vai às ruas pedir o impeachment de Dilma. Os dilmistas, liderados pelo ex-presidente Lula, vão denunciar tentativa de golpe e defender a presidente. É uma guerra declarada.
A presidente usou seu pronunciamento para fazer a defesa do seu mais recente ajuste fiscal e pedir compreensão e paciência para as dificuldades, argumentando que é uma fase passageira, para que o País possa voltar a crescer, como ocorreu no início do Governo Lula I. Admitiu estar usando armas diferentes e duras para combater a crise, afirmando que o Brasil irá vencer, porque seu “povo é forte”.
Alguns trechos: “Decidimos corajosamente mudar de método e buscar soluções mais adequadas ao atual momento. Mesmo que isso signifique alguns sacrifícios temporários para todos e críticas injustas e desmesuradas ao Governo… Os noticiários são úteis, mas nem sempre são suficientes. Muitas vezes até nos confundem mais do que nos esclarecem… O Brasil passa por um momento diferente do que vivemos nos últimos anos. Mas nem de longe está vivendo uma crise nas dimensões que dizem alguns.” Vídeo com o pronunciamento da presidente em http://goo.gl/3AwBRJ.
Enquanto a presidente explicava a situação aos brasileiros, sobreveio o protesto, em bairros de São Paulo, Brasília, Rio, Porto Alegre, Curitiba e Belo Horizonte. É possível conferir em alguns vídeos gravados e postados na Internet gritos contra a presidente, além do panelaço, se repetiram. Muitos acendiam e apagavam as luzes durante o discurso, para externar sua posição. Vídeo com os protestos em http://goo.gl/RMx4aY.