O que Maranhão revelou todos já sabiam: que RC terá candidato próprio em João Pessoa contra Cartaxo
O senador Zé Maranhão cometeu uma pequena inconfidência, mas algo que toda a praça já sabia: que o governador Ricardo Coutinho “não abre mão de lançar candidato a prefeito de João Pessoa em 2016”. Só que talvez ainda não saiba é prefeito Luciano Cartaxo que, recentemente, ainda admitiu a possibilidade de receber o apoio do PSB de Ricardo.
É da natureza do governador agir assim. Em 2004, por exemplo, para se eleger prefeito pela primeira vez, Ricardo foi buscar o apoio do PMDB de Zé Maranhão, que obrigou o deputado Manuel Júnior a renunciar da disposição de ser candidato e aceitar ser seu vice. Mas, quatro anos depois, RC revelou o tamanho de sua gratidão, ao afastar do PMDB da vice. Ele indicou Luciano Agra.
Então, se em 2014, ele dependeu do apoio de Cartaxo para vencer a disputar da reeleição, hoje não precisa mais. E, para 2016, como já repetiu várias vezes, não tem compromisso com a reeleição de Luciano. É a sua senha para apresentar um candidato em João Pessoa, e tentar reaver o colégio eleitoral onde já teve hegemonia no passado e perdeu exatamente para… Cartaxo, em 2012.
É de sua índole. Apesar de ter celebrado parceria com Luciano Cartaxo, em 2014, no íntimo o governador não o perdoa pela derrota de 2012, quando Estela Bezerra sequer foi para o segundo turno. Portanto, Cartaxo que se prepare para não se surpreender com o rompimento do PSB do governador, que deverá acontecer mais dia, menos dia. Traumática ou não.