O QUE VEM POR AÍ… Fusão do PSDB com o PSD pode colocar adversários paroquiais na mesma barca
Uma movimentação nacional envolvendo a fusão do PSDB com o PSD pode levar a um confronto de lideranças do partido na Paraíba.
Na Paraíba, como se sabe, a principal liderança entre os tucanos é o ex-deputado Pedro Cunha Lima, enquanto a senadora Daniella Ribeiro comanda o PSD, e os dois não são exatamente aliados.
O fato é que, segundo o Estadão, o PSDB abriu negociações com o PSD, partido comandado pelo ex-prefeito de São Paulo e ex-ministro Gilberto Kassab, em torno de uma possível fusão com vistas às eleições gerais de 2026.
O PSDB é um partido que agoniza, depois de ter sido a maior força política, no tempo do presidente Fernando Henrique Cardoso. Mas, nos últimos anos, perdeu substância e tem como principal e, talvez, única, o governador Eduardo Leite (RS).
Ainda segundo o jornal, já houve avanços: logo após a virada do ano, precisamente na última quinta-feira (02/01), Paulo Serra, presidente do PSDB de São Paulo, se reuniu com Kassab para discutir o assunto.
Isso, lá em São Paulo, e na Paraíba? Até aonde a vista alcança, uma eventual fusão dos partidos poderia levar a uma barca tendo como tripulantes Cássio e Pedro Cunha Lima, que apoiam o prefeito Bruno Cunha Lima, adversários do governador João Azevedo (PSB), de quem Daniella é aliada.
Pode ser que não, mas, caso se confirme a fusão, é possível que alguns navegantes tenham que pular da barca.