O QUE VEM POR AÍ Lula pode ser beneficiado pelo Supremo e disputar eleição de 2022 contra Bolsonaro ou Moro
Pelo andar da carruagem, e diante da narrativa que se consolida, será possível prever uma candidatura de Lula à presidência da República em 2022. E talvez contra Bolsonaro. Ou, Sérgio Moro. Esses são os indicativos meio que óbvios, após a decisão do Supremo Tribunal Federal, na semana passada, que propiciou a liberdade para o ex-presidente.
A preço de hoje, Lula ainda é inelegível. Foi colhido pela lei da Ficha Limpa, por ter sido condenado em tribunal colegiado (o TRF e o Superior Tribunal de Justiça). Mas, há um novo encontro com o destino, dentro em breve quando o STF irá votar pela suspeição de Moro no processo do tríplex de Guarujá que resultou na condenação e prisão de Lula.
Está claro que a disposição do Supremo favorece o ex-presidente. Então, não é absurdo imaginar que, uma vez anulando a condenação, Lula volte a ser elegível e entre direto na disputa de 2022. E o ex-presidente tanto tem consciência disso que já anuncia uma caravana pelo País, a partir, inclusive, da próxima semana, e começando por Pernambuco. Não quer perder tempo.