O TRATOR DO GOVERNADOR João devasta bancada de oposição com duas adesões e outras tantas a caminho
O fato é que o governador João Azevedo promoveu um estrago considerável na bancada de oposição. De uma penada, cabalou o apoio dos deputados Raniery Paulino e Eduardo Carneiro. Lembrando que Raniery era, até recentemente, o líder da… oposição. Uma ironia, sem dúvida. Raniery, como se sabe, pilotava uma bancada de 12 parlamentares.
Mas, esses números devem se alterar ainda mais. Sinais de fumaça nos bastidores, indicando que Azevedo deve contabilizar mais adesões nos próximos dias. Há negociações em curso com pelo menos mais dois deputados. O que faria sua bancada saltar dos anteriores 24 para 28 parlamentares. Uma maioria esmagadora, indicando como a oposição está enfraquecida na Paraíba.
João avançou também na seara de seu antigo partido, o PSB de Ricardo Coutinho. Após sua filiação ao Cidadania, João levou pelo menos 57 prefeitos para seu novo partido. O contingente é composto em sua maioria de prefeitos anteriormente aliados do ex-governador. Na Assembleia, o PSB deve ficar restrito a três deputados: Cida Ramos, Estela Bezerra e Jeová Campos. Os demais, já estariam alinhados com João.
Agora, resta observar se a formação dessa “força-tarefa” de adesões irá resultar em potencial eleitoral. Afinal, como se sabe, é cultural na Paraíba o partido do governador ser sempre majoritário em termos de filiações. Mas, nem sempre, um agrupamento de cristãos novos é capaz de assegurar respaldo eleitoral. O primeiro teste de João será, obviamente, a eleição municipal.
Guarabira – O detalhe da adesão do clã Paulino a João Azevedo, aparentemente, garante a terraplenagem da candidatura de Roberto Paulino a prefeito de Guarabira. No acordo, Azevedo indicou o empresário Beto Meireles como vice na chapa. A parceria teve o endosso do senador Zé Maranhão, mas a aliança, pelo menos em tese, fica restrita a Guarabira.