As Olimpíadas do Rio acabaram, mas não as olimpíadas da violência na Paraíba. Para se ter uma ideia, na modalidade homicídios, o Estado registrou, apenas no último final de semana, 13 pessoas assassinadas, em várias cidades. Aliás, esse tem sido o ritmo de criminalidade que a Paraíba vem mantendo nos últimos anos, com números nada republicanos.
A maioria dos assassinatos concentrou-se na Grande João Pessoa, o que vem corroborar o que já noticiou a ONG mexicana Seguridad, Justicia Y Paz (Conselho Cidadão para a Segurança Pública e Justiça Penal), que relacionou a Capital do Estado, em levantamento divulgado ao final do ano passado, como a 4ª mais violenta do mundo em regiões onde não há guerras.
Estatística – Número de mortes apenas no último final de semana (de 20 a 21 de agosto): Grande João Pessoa –Castelo Branco (um), Conde (um), Costa e Silva (um) e Zé Américo (um). Mais Araçagi (um), Boqueirão (um), Cajazeiras (um), Campina Grande (um), Pedra Branca (um), São João do Sabugi (um), São Miguel do Taipu (um) e Pitimbu (dois).
Os dados foram levantados a partir do Blog Iedo Ferreira, com informações de vários sites de notícias policiais, cruzadas com levantamento do Ciop (Centro de Operações Integradas) da Polícia Militar.