Um número anunciado pelo governo do Estado tem chamado atenção. Segundo estimativas da secretaria de Saúde da Paraíba, foram realizadas, em 2022 e até o mês de julho deste ano, nada menos do que 90 cirurgias bariátricas, dentro do do Opera Paraíba.
A estatística sinaliza a realização de quatro cirurgias bariátricas por mês. Somente em julho, foram 15 cirurgias. Segundo o secretário Jhony Bezerra (Saúde), a ideia é ampliar a oferta de cirurgias dentro do programa.
Segundo o secretário, o programa faz “os dois tipos de cirurgias e individualizamos o paciente para saber qual o melhor procedimento se adequa, se o sleeve ou bypass, sabendo que os dois darão um excelente resultado e antes de o paciente realizar as cirurgias, fazemos alguns encontros no hospital para esclarecer todas as dúvidas e receios sobre o procedimento”
Ao todo, segundo Jhony, desde o início do programa até 2023, o Opera Paraíba já realizou 56.399 cirurgias, “beneficiando todos os 223 municípios do Estado”. Ao todo, são 170 tipos de procedimentos ofertados que podem ser realizados em 26 unidades de saúde.