OPERAÇÃO ANARQUE Três advogados são alvos na Paraíba de mandados cumpridos pelo Gaeco
Uma recente operação do Gaeco teve como mira três advogados da Paraíba, supostamente envolvidos num esquema em que bancos são acusados de empréstimos irregulares em nome de idosos, indígenas e outras pessoas vulneráveis.
A Operação Arnaque foi deflagrada a partir do Gaeco do Mato Grosso do Sul, mas também envolveu o Gaeco da Paraíba. Ao todo, há a suspeita da existência de pelo menos 70 mil contratos irregulares, com a participação de advogados e a movimentação de R$ 190 milhões.
Segundo apurou o portal ClickPB, o escritório de advocacia Nogueira, com endereços no Mato Grosso do Sul e em João Pessoa (Avenida Monsenhor Almeida, nº 481, sala 3, Jaguaribe) foi alvo da Operação com mandados de prisão e de busca e apreensão.
Ainda segundo o ClickPB, os advogados que atuam na Paraíba são Josiane Alvarenga Nogueira, Alex Fernandes da Silva e Luana Venturini Militz. (Mais em https://tinyurl.com/4wcyprxx)
Investigações – As investigações revelaram que, além de explorarem pessoas em grave situação de pobreza e vulnerabilidade social, líderes da suposta organização criminosa movimentaram cerca de R$ 190 milhões em menos de cinco anos de atividade.
Na deflagração da operação, último dia 5 de julho, a força tarefa cumpriu 39 mandados de prisão preventiva e de 51, busca e apreensão, na Paraíba e mais Mato Groso, Mato Grosso do Sul, Bahia, Goiás, Minas Gerais, Paraná e Piauí. Os mandados foram expedidos pelo juízo da 4ª Vara Criminal de Competência Residual, de Campo Grande (MS).
Tornozeleira – Conforme divulgou a mídia do Mato Grosso do Sul, em processos que não estão sob sigilo, oito pessoas passaram a usar tornozeleira ou foram atingidas por outras medidas cautelares (mais em https://tinyurl.com/tv37upxm).
São as advogadas Josiane Alvarenga Nogueira e Iolanda Michelsen Pereira, a esposa de Luiz Fernando e a de seu irmão, Gislaie Dias Camargo Ramos e Evelym Almeida Barbosa. Ainda Luana Venturini Militz, Givanildo Carlos de Lima, Gigliane Nascimbeni Gaspar da Silva e Nádia Soares.
Operação – Arnaque que, na tradução livre do francês significa golpe, faz alusão aos métodos fraudulentos usados pelas organizações criminosas para enganar as vítimas.