Operação de bastidores visa trocar Roseana por Fulgêncio na Saúde
Há uma operação em andamento que poderá surpreender nos próximos dias. Ninguém desconhece o desgaste da secretária Roseana Meira (Saúde). O prefeito eleito Luciano Cartaxo já chegou a reconhecer isso, em contato com médicos durante a campanha. Mas, não há como simplesmente descartar uma das principais articuladoras da aliança de Cartaxo com o prefeito Luciano Agra.
Como então manter Roseana, e ao mesmo tempo não descumprir promessa aos médicos de que ele não ficaria mais na Saúde? A saída seria deslocar Roseana para outra secretaria, talvez o Planejamento, e nomear outro aliado para a Saúde. Se essa operação vingar, o substituto pode ser o petista Adalberto Fulgêncio, atualmente chefe Departamento Nacional de Auditoria do SUS.
Alguns dirigentes do PT têm tratado dessa questão com o máximo sigilo, mas vazou. Até porque, em caso do deslocamento de Roseana para outra pasta, talvez seja imperioso ouvir, antes, o prefeito Luciano Agra, mentor da vitória de Cartaxo. O problema é a existência de uma queda de braço tácita entre setores do PT e os seguidores de Agra, acirrada com essa polêmica da demissão de servidores.
Alguns médicos ouvidos pelo Blog não têm opinião formada sobre uma possível nomeação de Fulgêncio, mas certamente mantêm restrições à permanência de Roseana Meira na Secretaria de Saúde.