OPERAÇÃO KÉFALE Força-tarefa cumpre mais de 100 mandados de prisão e buscas contra Orcrim por tráfico drogas

A Polícia Federal realizou, na manhã desta terça-feira (15/04), o cumprimento de 60 mandados de prisão e mais 49 de buscas e apreensão na Paraíba e mais 10 Estados contra integrantes de um grupo criminoso envolvido com o tráfico de drogas.

A operação, denominada Kéfale, é comandada pela Ficco (Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Pernambuco) de Pernambuco, e busca desarticular uma organização criminosa especializada no tráfico interestadual de drogas, lavagem de dinheiro e homicídios.

Além do cumrimento dos mandados, a força-tarefa impôs medidas assecuratórias em desfavor do grupo investigado, nos Estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Sergipe, Piauí, São Paulo, Mato grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Tocantins e Rondônia.

Esquema – As investigações identificaram um esquema estruturado de fornecimento de entorpecentes a partir de rotas internacionais, com distribuição concentrada na região de Porto de Galinhas, no litoral sul de Pernambuco, e ramificações na Capital e na Região Metropolitana do Recife.

As ordens criminosas partiam de lideranças articuladas em diversos Estados do País, através de uma cadeia de comando definida e atuação violenta nas áreas sob domínio do grupo.

Mais de 400 policiais de todas as forças de segurança que integram a Ficco-PE, responsável pela investigação, participam da deflagração da Operação Kéfale.

Operação – O nome da operação, Kéfale refere-se a uma palavra de origem grega que significa cabeça. Ou seja, a operação visou atingir a cabeça, a fonte de onde partiam as ações criminosas.