OPERAÇÃO KORI Polícia Federal combate crimes de abuso infantil na internet em Alcantil

A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (11/09), a nona fase da Operação Kori, no município de Alcantil, Paraíba. A ação teve como objetivo combater crimes de armazenamento e compartilhamento de imagens e vídeos de abuso sexual infantojuvenil.

Durante a operação, foi cumprido um mandado de busca e apreensão, expedido pela 3ª Vara Regional do Juízo de Garantias de Campina Grande, além da quebra do sigilo telemático do investigado. O alvo foi um homem de 51 anos, suspeito de armazenar material de abuso sexual envolvendo crianças e adolescentes.

Ele poderá responder pelo crime previsto no artigo 241-B do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/1990), que trata da aquisição e armazenamento de pornografia infantil. O delito é classificado como hediondo e prevê pena de até quatro anos de reclusão, sem prejuízo de outras responsabilizações que possam surgir após a análise do material apreendido.

Em nota, a Polícia Federal reforçou a importância da prevenção e fez um alerta a pais e responsáveis para que acompanhem de perto a vida digital dos jovens.

“Conversar abertamente sobre os perigos do mundo virtual, orientar sobre o uso seguro de redes sociais, jogos e aplicativos e observar mudanças de comportamento, como isolamento ou segredo em relação ao uso de celulares e computadores, são medidas fundamentais. Ensinar crianças e adolescentes a reagirem diante de contatos inadequados e incentivá-los a pedir ajuda é essencial. A prevenção continua sendo a forma mais eficaz de garantir a segurança e o bem-estar de crianças e adolescentes”, destacou a PF.

redação