OPERAÇÃO MORABITO Polícia prende “rei da cocaína de JP” e mais 12 suspeitos de tráfico e lavagem de dinheiro usando até comércio de gás
Esta segunda (dia 5) foi marcada, também, pela operação da Polícia Civil, que desarticulou, desde as primeiras horas da madrugada, um esquema de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro no Estado. As prisões ocorreram em João Pessoa e Santa Rita.
A Operação Morabito contou com a participação de cerca de 60 policiais, e chegou a prender 13 suspeitos, além de apreender R$90 mil em dinheiro e 50 kg de cocaína, afora assim motos e carros de luxo.
De acordo com o delegado Bruno Vitor Germano, alguns dos suspeitos presos em João Pessoa, são na verdade da região Norte do País. A Polícia Civil também investiga o possível envolvimento de empresários do ramo de distribuição de gás industrial no esquema de tráfico de drogas.
“A grande maioria vem por intermédio da Bolívia, pelo estado do Acre. Inclusive, uma das prisões feitas tiveram acreanos que já estavam residindo aqui em João Pessoa e com eles foram apreendidos um vasto material, cocaína e máquinas de contar dinheiro”, revelou o delegado.
“Há vários indícios. A movimentação financeira dos donos da empresa não é compatível com a movimentação financeira e de serviços da própria empresa. Vários familiares desses líderes têm ligação com a criminalidade, a exemplo de mãe, esposas e vários de parentes”, arrematou.
As investigações da Morabito começaram em 2019, com ações foram realizadas pela Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), o que já resultou até agora na prisão de dez pessoas, apreensão de cinco armas de fogo, vários veículos e cerca de 50 quilos de entorpecentes, em sua maioria cocaína.
Morabito – Operação Morabito leva esse nome, segundo a Polícia Civil, em alusão aos envolvidos no esquema e que se intitulavam de “reis da cocaína de João Pessoa”. Morabito, como se sabe, era o chamado ‘rei da cocaína’ em Milão (Itália).