OPERAÇÃO OUTSIDE 2… PF, CGU e MPF cumprem mandados em Patos contra esquema de fraudes em licitações e sobrepreço

Mais uma vez, policiais federais foram às ruas da Paraíba. Uma força-tarefa da PF, Controladoria-Geral da União e Ministério Público Federal cumpriu, na manhã desta quinta-feira (03/04), em Patos, quatro mandados de busca e apreensão no âmbito da Operação Outside, fase 2.

A Operação apura fraudes em licitações, superfaturamento e desvio de recursos públicos federais, em várias obras. Os ilícitos foram identificados pela CGU e FP na fase 1 da operação, em 12 de julho de 2024, a partir da apreensão de vários documentos relacionados com a realização de licitações de obras públicas.

A análise desta documentação propiciou o avanço das investigações e a identificção de novos agentes envolvidos no esquema. Foi apurado a possível atuação ilícita de pessoas investigadas, que, utilizando-se de posição de comando na administração pública, poderia ter favorecido interesses privados da empresa contratada.

Segundo a Polícia Federal, o objetivo principal é procurar reverter ao erário os valores pagos indevidamente e a apuração de responsabilidade dos envolvidos nas irregularidades. O valor do contrato, após aditivos, alcança o montante de R$ 6.033.031,26.

Denúncias – A CGU, por meio da Ouvidoria-Geral da União, informa que mantém a plataforma Fala.BR para o recebimento de denúncias. Quem tiver informações sobre esta operação ou quaisquer outras irregularidades, pode enviá-las por meio de formulário eletrônico do Fala.BR. A denúncia pode ser anônima, para isso, basta escolher a opção “Não identificado”.