OPERAÇÃO XEQUE MATE – Dias Toffoli manda soltar empresário Roberto Santiago preso desde março
A notícia que surpreendeu a praça, nas últimas horas desta terça (dia 23), foi a decisão do ministro Dias Toffoli, presidente do Supremo Tribunal Federal, de mandar soltar o empresário Roberto Santiago, e determinar o cumprimento de medidas cautelares.
O empresário havia sido preso em 22 de março último, na fase 3 da Operação Xeque-Mate, acusado de ter participado da operação de compra do mandato do ex-prefeito Luceninha (Cabedelo), para que Leto Vianna, então vice-prefeito, pudesse assumir.
O ministro atendeu a habeas corpus (HC 173160) impetrado por seu advogado Ticiano Figueiredo de Oliveira. Apesar do relator do processo que envolve o empresário ser o ministro Edson Fachin, o HC de soltura foi arbitrado por Dias Toffoli.
Em sua decisão, Toffoli pontuou: “Sem prejuízo de reexame posterior por parte do eminente Ministro Edson Fachin , defiro a liminar para determinar a substituição da prisão preventiva do paciente por medidas cautelares diversas. Comunique-se ao Juízo de origem para que adote as providências de estilo”.