O prefeito Romero Rodrigues entregou, na manhã desta terça (dia 12), o novo hospital campanha Dr. Virgílio Brasileiro. A unidade é destinada exclusivamente ao tratamento de vitimas da Covid19 e conta com 42 leitos, com pontos de oxigênio, sendo 20 deles na UTI (Unidade de Terapia Intensiva).
Em tempos de pandemia, a inauguração aconteceu de forma virtual sem a presença de público, evitando-se aglomerações, e foi transmitida pelas redes sociais da Prefeitura. Ao lado do prefeito, estava o secretário Filipe Reul (Saúde) e vereadores.
O prefeito anunciou, durante a inauguração, que, nos próximos dias, a unidade vai receber mais 20 novos respiradores. O hospital foi construído nos três turnos, em pouco mais de um mês e contou com apoio do Ministério Público do Trabalho, do Grupo Coteminas, dentre outros parceiros.
No último boletim da Secretaria de Saúde do Estado, constam 125 casos confirmados de coronavírus na cidade, com quatro óbitos. Romero adiantou, que, “quando for superada a pandemia do coronavírus, o novo hospital, construído em terreno anexo ao hospital Pedro I, vai funcionar como central de hemodiálise.
Estrutura – O hospital foi construído em alvenaria, é climatizado, conta com UTIs, enfermaria, farmácias, equipamentos modernos que evitam a contaminação de outros pacientes e profissionais da saúde, baterias de banheiros, estacionamento com piso intertravado, salas de administração, vestiário para profissionais, além de outras condições adequadas de infraestrutura.
EPIs – Além do hospital de campanha, a prefeitura vem operando na adoção de muitas outras medidas, como distribuição de máscaras e EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), contratação urgente de novos profissionais da saúde, fechamento do comércio e fiscalização das medidas de distanciamento social, auxílio à população que se aglomera nas filas, higienização de logradouros públicos, instalação de lavatórios e muitos outros.
Dengue – O prefeito também fez a entrega ao secretário Filipe Reul, de chaves de duas camionetas a serem utilizadas para combater ao mosquito da dengue através da chamada operação “fumacê”, que será executada em três turnos nos mais diversos pontos da cidade: “Mesmo com a pandemia da Covid19, não podemos nos descuidar dessa outra epidemia, da dengue.”
Homenagem – Dr. Virgílio Brasileiro, que deu nome ao hospital de campanha, é filho de tradicional família de Piancó, foi uma das figuras mais conhecidas e atuantes na Medicina de Campina Grande. Pediatra e humanista, era figura bem relacionada na cidade, com relevantes serviços prestados à comunidade campinenses ao longo de décadas de destacado exercício da profissão.
Professor universitário, integrou a luta pela fundação da Faculdade de Medicina de Campina Grande.
Virgílio Brasileiro faleceu em outubro de 2017, no Hospital Santa Clara, aos 81 anos, em razão de consequências de uma queda no interior de sua residência, motivando comoção em toda Campina Grande, cidade que ele amava e defendia.