PARA TODOS OS GOSTOS… Pesquisas mostram, ora liderança de Lula, ora de Bolsonaro. Quem estará com a razão?
A essa altura da disputa pela Presidência, há pesquisas para todos os gostos e, certamente, interesses na tentativa de fascinar os eleitores, especialmente com o chamado voto útil.
Nos últimos dias, e há um mês da disputa de primeiro turno, foram publicadas pesquisas dos institutos ModalMais/Futura, BrasMarket, BTG/FSB e, claro, a DataFolha, dentre outros.
O que mais chama atenção é a disparidade dos números, denotando que, a despeito da metodologia diferente de cada instituto, é visível que algumas pesquisas devem estar erradas. Ou todas. Senão vejamos:
ModalMais – Nessa pesquisa, o presidente Bolsonaro (PL) lidera com 40,1% das intenções de votos, enquanto o ex-presidente Lula aparece com 36,9%. O que sugere, entre outras interpretações, um empate técnico, com margem favorável para Bolsonaro.
Ainda segundo a pesquisa, o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) aparece em terceiro com 10,1%, e a senadora Simone Tebet (MDB), com 2,2%. Os demais candidatos têm menos de 0,5% dos votos, de acordo com o instituto.
BrasMarket – Segundo o instituto, candidato à reeleição, Bolsonaro, tem 41% das intenções de voto, contra 32,9% do segundo colocado, Lula .
Ciro Gomes (PDT), com 4,3%, e Simone Tebet (MDB), com 3,3%, aparecem na sequência. 7,9% dos entrevistados pretendem votar branco ou nulo, enquanto 9,4% não sabem em quem votar.
BTG/FSB – Pesquisa divulgada pela FSB Comunicação mostrou o ex-presidente Lula com 45% das intenções de voto no 1º turno das eleições presidenciais de outubro. O presidente Bolsonaro tem 34%.
Seguem Ciro Gomes (8%), Simone Tebet (2%), Pablo Marçal (Pros), José Maria Eymael (DC), Soraya Thronicke (União Brasil), Felipe D’Ávila (Novo), Vera Lúcia (PSTU), Sofia Manzano (PCB), Leonardo Péricles (UP) e Roberto Jefferson (PTB) não pontuaram.
DataFolha – Na mais recente pesquisa DataFolha, o ex-presidente Lula aparece com 45% das intenções de voto no primeiro turno da eleição presidencial, seguido pelo presidente Bolsonaro com 32%.
Na mesma amostragem, Ciro aparece com 9% e Simone cravando 5%. Os demais candidatos somados não atingem 5%, de acordo com a pesquisa.