PARAÍBA EDUCA Governador recebe prêmio em São Paulo pelo programa de Educação durante pandemia
O governador João Azevedo recebeu, na noite desta quinta (dia 29), em São Paulo, o Prêmio Excelência em Competitividade, na categoria Boas Práticas, por conta da plataforma Paraíba Educa, implementado durante a pandemia.
O prêmio foi conferido pelo CLP (pelo Centro de Liderança Pública). Durante o evento, João Azevedo apresentou aos demais governadores e aos representantes do CLP o êxito do programa elaborado para atender alunos e professores da Rede Estadual de Ensino durante a pandemia.
O projeto da Paraíba foi avaliado dentre outras 280 políticas públicas este ano. Além disso, o ensino remoto do Estado foi reconhecido como o melhor do Brasil por meio de pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas e recebeu a maior nota na análise feita pela Rede de Pesquisa Solidária (https://bit.ly/3m4PXKa).
“Nós utilizamos a nossa experiência em serviços digitais e esse foi o caminho certo e necessário para evitar a interrupção do processo de aprendizagem dos alunos, o que será fundamental para a vida de cada um deles, mas também essencial para o desenvolvimento econômico e social do nosso Estado”, pontuou o governador.
E arrematou: “É possível continuar fazendo políticas públicas, principalmente, nas assistências social e alimentar, como também no turismo, na infraestrutura, na eficiência da gestão fiscal e na capacidade de investimentos. Nós estamos fazendo o nosso dever de casa que vai sendo reconhecido, inclusive, em nível nacional. Nós tivemos a oportunidade de cuidar do Estado, fazer com que ele continue avançando e, ao mesmo tempo, protegendo as pessoas.”
Paraíba Educa – Quando as aulas presenciais foram suspensas por conta da pandemia, para garantir o direito à educação de qualidade, inclusiva e democrática, o governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação e da Ciência e Tecnologia, estruturou a Paraíba Educa: uma política pública capaz de permitir a continuidade dos processos de ensino e aprendizagem e segurança alimentar.
A Rede Estadual de Ensino é composta por mais de 246 mil estudantes e 17 mil professores que foram impactados pela pandemia e tiveram acesso às iniciativas impulsionadas a partir desta política pública.
Foram utilizadas diferentes soluções digitais como a TV Paraíba Educa, as salas de aula virtuais no Google Classroom, aulas ao vivo por meio do Google Meet, o site educacional PB Educa, podcast pela Rádio Tabajara, diversas lives formativas pela plataforma YouTube e materiais impressos para os alunos que não têm acesso à smartphones.
O êxito das ações na educação resultou na aprovação de 3.083 estudantes em universidades de todo o Brasil, dos quais, 442 estudantes conquistaram o primeiro lugar e 397 estudantes obtiveram notas acima de 900 pontos na Redação.
Prêmio – A iniciativa do CLP visa conhecer e reconhecer os estados que têm desenvolvido políticas de impacto em competitividade, dentro dos 10 temas que compõem os pilares do Ranking de Competitividade, a exemplo de inovação, avaliação e competitividade, replicabilidade, sustentabilidade e equidade.