PARAÍBA EM ALTA Eleição de Hugo na Câmara e Daniella na 1ª Secretaria do Senado colocam Estado no topo da República
A eleição do deputado Hugo Motta (Republicanos) para a Presidência da Câmara Federal, e da senadora Daniella Ribeiro (PSD), para a 1ª secretaria do Senado Federal, colocam a Paraíba no topo da Republica, e constituem um alinhamento perfeito com outros poderes.
Devemos lembrar que o ministro paraibano Hermann Benjamim é, atualmente, presidente do Superior Tribunal de Justiça. Em outro posto importante, o ministro ex-senador Vital do Rego Filho também assumiu, recentemente a presidência do Tribunal de Contas da União.
O detalhe é que Hugo e Daniella poderão ser protagonistas nas eleições de 2026. Hugo, que era cotado para disputar o Senado, aparentemente recuou, em função do projeto de disputar a reeleição para a Presidência da Câmara, em 2027. Então, precisará renovar seu mandado de deputado federal. Pelo que se diz nos bastidores, deseja lançar seu pai, o prefeito Nabor Wandeley (Republicanos) para a vaga de senador.
Daniella Ribeiro tem reiterado a disposição de disputar a reeleição ao Senado. Mas, seu grupo, que compreende seu partido e o Progressistas do deputado Aguinaldo Ribeiro, já sinalizou que a chapa governista não comportará dois nomes da família. A referência se deve à possibilidade de seu filho, o vice-governador Lucas Ribeiro assumir o Governo, com eventual saída do governador João Azevedo para concorrer ao Senado.
Hugo – O deputado Hugo venceu a disputa com 444 dos 513 votos, e tornou-se o 2º deputado com maior votação na história da Casa em valor absoluto, e o 5º em proporção de votos. Em segundo lugar ficou Marcel van Hattem (Novo-RS) com 31, e em terceiro o candidato Henrique Vieira (Psol-RJ), com 22 eleitores.
Chega, portanto, com uma representatividade imensa, que lhe dá embocadura para impor suas ideias no parlamento, especialmente no quesito de independência dos poderes, como chegou a pontuar em seu discurso de posse, logo após a eleição.
Hugo chega ao posto como o presidente mais jovem da Câmara, nos seus 35 anos. Antes dele, apenas dois paraibanos assumiram a presidência da Casa, o jurista Samuel Vital Duarte (PSD), 1947 a 1949, e Efraim Morais, de 2002 a 2003, pelo PFL.
Daniella – Já a senadora Daniella foi eleita 1ª secretária, na chapa encabeçada por Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), com 73 dos 81 votos da Casa. A chapa superou às candidaturas de Eduardo Girão (Novo-CE) e do Astronauta Marcos Pontes (PL-SP), ambos com apenas quatro votos.
Daniella é a primeira mulher a comandar a secretaria responsável pela administração e supervisão geral do Senado. Nas palavras da senadora, a 1ª Secretaria é como se fosse a prefeitura do Senado. “Importante demais a mulher conquistas uma representatividade relevante na Mesa Diretora da Casa”, comemorou a senadora.