Paraíba emplaca cinco entre os 150 mais influentes do Congresso, segundo Diap
O prestigiado relatório do Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar) traz uma novidade em sua mais nova edição: nada menos do que cinco paraibanos constam como destaque parlamentar. Começa com o senador Cássio Cunha Lima e o deputado Manoel Junior que estão na lista de elite dos “cem cabeças”…
Numa segundo lista, dos chamados parlamentares em Ascenção no Congresso constam os deputados enquanto Efraim Filho (DEM), Hugo Motta (PMDB) e Wellington Roberto (PR). O ex-senador Vital Filho é citado como um dos parlamentares de destaque, mas não consta na lista dos “cabeças” por ter deixado a Casa para assumir vaga de ministro no Tribunal de Contas da União.
Pra entender – Parlamentar “cabeça” é o que tem “capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, seja pelo saber, senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade, que é dinâmica, e, principalmente, facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate”.
“Entende-se por parlamentar em “ascensão” aquele deputado ou senador que vem recebendo missões partidárias, políticas ou institucionais e se desincumbindo bem dela”. Diz ainda o Diap. O relatório sugere que nessa relação estão os mais influentes parlamentares: “Pode-se afirmar que os parlamentares em ascensão estariam entre os 150 mais influentes do Congresso Nacional”.