Paraíba perde mais uma: montadora chinesa vai pra Sergipe
E a Paraíba perdeu mais uma. Depois de ficar sem a Fiat (que preferiu Pernambuco) e a chinesa JAC (optou pela Bahia, que já tem a Ford), o Estado não conseguiu atrair a montadora sino-árabe Amsia, que se decidiu por Sergipe. O Governo de Sergipe assinou, nesta quinta (dia 27) o protocolo de intenções pela implantação da montadora, que irá gerar 4 mil empregos.
O detalhe é que a montadora Amsia tem se notabilizado por utilizar uma tecnologia considerada verde: seus veículos são híbridos e elétricos, que têm avançado no mercado mundial. Apesar de ser uma montadora chinesa, a empresa é financiada pelo grupo árabe Eram, que se dispôs a investir R$ 1 bilhão em Sergipe, nos próximos dois anos.
O presidente da empresa, Mustafá Ahmed, e o príncipe saudita Faisal Al Saud, investidor do grupo Eram, já estão em Sergipe para formalizar o projeto que será instalado no município de Barra dos Coqueiros, na região metropolitana de Aracaju. O Brasil é o quarto maior mercado de veículos do mundo e o sétimo maior em volume de produção e foi que atraiu o grupo Amsia.
Até onde o Blog pode apurar, a Paraíba teve a chance, pois o Governo foi consultado sobre a implantação da montadora, mas não demonstrou condições para sediar a primeira fábrica do grupo no Brasil. Criada em 1986, no estado americano do Delaware, a Amsia é uma montadora especializada em veículos movidos a energia verde (basicamente elétricos e híbridos).
A empresa produz atualmente veículos para 18 países do oriente médio e norte da África e tem unidades de projeto na França e na Itália. Produz carros em regime de joint venture com 26 empresas, entre elas a DFM (uma das maiores produtores da China), BrillianceAutGrop, JimBay Auto (China), Chong Tong (China), Cummins (USA), Deutz (Alemanha).