Paraíba registra recorde de 140 assassinatos no mês de janeiro
Um levantamento preliminar realizado a partir de dados Ciop (Centro Integrado de Operações Policiais) e o noticiário policial indica que, durante o mês de janeiro, foram registradas 140 assassinatos na Paraíba, a maioria na Grande João Pessoa. O que deu uma média de 4,5 assassinatos por dia, ou praticamente um a cada cinco horas.
Aliás, o ano de 2015 não iniciou bem na Paraíba no capítulo da Segurança Pública. Já nos primeiros 15 dias, foram registrados extraoficialmente mais de 90 homicídios, um recorde para este período. Essa quantidade de assassinatos já sinalizava para um mês extremamente violento, como agora se constata.
Trata-se de uma das maiores taxas de homicídios do Brasil. Há poucos dias, a ONG mexicana Conselho Cidadão pela Seguridade Social Pública e Justiça Penal já trazia João Pessoa como a cidade mais violenta do mundo, entre aquelas com mais de 300 mil habitantes, e onde não está ocorrendo guerras. Campina Grande, que era 25ª no ranking anterior, recuou para 30ª posição. Dados oficiais em http://goo.gl/9jxGNa.
João Pessoa passou, em 2014, à condição de primeira cidade do País no ranking, com um aumento impressionante no número de homicídios, pois, se em 2013, sua taxa de assassinatos era de 66,9 por grupo de 100 mil, agora saltou para 79,41 homicídios. Todas as demais cidades brasileiras que figuraram entre as dez mais violentas no ano de 2013, recuaram no estudo de 2014.
Revista Exame – No final de semana, a Revista Exame trouxe reportagem, relacionando as 50 cidades mais violentas do mundo, segundo o estudo da ONG mexicana, trazendo João Pessoa como a 4ª cidade mais violenta do mundo. Mais em http://goo.gl/250EJU.
Redução da violência – O detalhe é que, no início do ano, o governador Ricardo Coutinho chegou a convocar a Imprensa para anunciar redução da violência na Paraíba. Afirmou até ter sido o Estado que mais conseguiu reduzir a criminalidade, no Nordeste. A realidade crua das ruas e Os números da ONG mexicana parecem desmentir as estatísticas oficiais.