PARCERIAS Cícero apresenta projeto que prevê privatização e modernização de hospitais, cemitérios e parques públicos de JP
O prefeito Cícero Lucena lançou, nesta terça-feira (da 29/08) o programa JP Parcerias, que visa celebrar contratos com empresas da iniciativa privada para administrar serviços da Prefeitura de João Pessoa, através de Parceria Público Privada (PPP).
Dentre os serviços a serem contemplados pelas PPPs, estão cemitérios públicos e estacionamentos, a exemplo da retomada da Zona Azul, fornecimento de Energia Solar, manutenção de Unidades de Pronto Atendimento (UPA), Hospital Trauminha de Mangabeira e parques públicos.
Com a formalização do contrato, as empresas vão ser responsáveis por investimento, operação e manutenção dos equipamentos públicos. Os projetos serão abertos para consulta pública com prazo de 30 dias para análise da população.
“Sei que tem algumas pessoas que vão ser contra. E é bom que tenha, porque elas podem contribuir com alguma coisa, desde que seja para atender a população. Quando você vai inovar, tem algumas pessoas que, por desconhecimento, vão se posicionar contra. Mas, cabe a quem tem compromisso com o futuro da cidade discutir algo que seja moderno”, disse Cícero.
Parcerias privadas na Saúde
A Saúde faz parte da segunda etapa da concessão. Segundo Cícero, há a previsão de pactuação com a gestão privada nas novas Unidades de Pronto Atendimento (UPA), que vão ser construídas no Bairro das Indústrias e Costa e Silva.
No Hospital Ortotrauma, o Trauminha de Mangabeira, o prefeito projeto a ampliação dos investimentos na unidade,, mas sem “cobrar ao usuário pelo serviço”. A reforma prevista no Hospital é estimada em $ 70 milhões para a inciativa privada.
“O usuário não vai pagar pelo serviço porque tudo vai continuar sendo executado pelo SUS. Mas, tudo será aprimorado por experiências de outras cidades que vamos adotar em João Pessoa”, arrematou.