PB não tem escola estadual nem entre as quatro mil no ranking do Enem 2012
A verdade é que a Paraíba não figura com uma escola pública estadual no Enem 2012 sequer entre as quatro mil melhores do País. O primeiro educandário a integrar a lista, por classificação, é Escola Virgem de Lourdes, na 202ª posição, e 637,56 pontos. É particular. Já a primeira da rede estadual é o Colégio Sesquicentenário (uma cooperativa), que vem na 4.822 ª posição.
Na lista divulgada pelo Ministério da Educação, há mais duas escolas públicas, porém são da rede federal: as Unidades do IFPB de Cajazeiras (2.734ª) e Monteiro (4.356ª). Entre as cinco mil não há uma só escola da rede municipal. Somente na 6.092ª posição no ranking vem a Escola de Ensino Médio Professora Fildani Souto Gouveia, de São Mamede.
Para se ter uma ideia, o Lyceu Paraibano, por onde já passaram tantas personalidades paraibanas, vem apenas na 7.196ª posição. Para termo de comparação, Pernambuco traz sua primeira escola estadual na posição de número 2.354 (Escola de Aplicação Professor Chaves). Aliás, a desigualdade entre a qualidade do ensino público entre a Paraíba e Pernambuco (pra usar um Estado mais em moda) tem sido gritante.
Segundo as entidades que representam os professores da rede estadual, como Sintep e APLP, as principais causas são “as precárias condições de estrutura nas escolas e, especialmente, os salários defasados, que estão entre os piores do País”. Os dados completos do Enem 2012 podem ser conferidos no endereço: http://bit.ly/1bSPgpU.