Os números dão bem uma dimensão da qualidade do ensino público estadual na Paraíba. Não há uma só escola estadual, nem entre as cinco melhores do País. A primeira a figurar no ranking liberado pelo Ministério da Educação é o Colégio Sesquicentenário (que na verdade, funciona em regime de cooperativa). O educandário vem em 5.184ª (era 4.822 ª, ano passado).
Dentro do Estado, o Sesquicentenário vem na 62ª posição. As primeiras 61 escolas da Paraíba ranqueadas na lista do Enem, ou são particulares, ou são federais. Os dados revelam que, na verdade, a qualidade do ensino público estadual declinou demais entre 2013 e 2014. O Lyceu, por exemplo, um dos colégios mais tradicionais do Estado vem apenas na posição 5.875ª.
Entre as federais, o primeiro é IFPB – Campus de Campina Grande, seguido pelo IFPB – Campus de João Pessoa. As escolas privadas lideram o ranking na Paraíba: começa com o Colégio e Curso Evolução (João Pessoa), seguido pelas duas unidades do Colégio Motiva (CG e JP), e Escola Virgem de Lourdes (CG). Os dados podem ser conferidos no portal do Inep, e a tabela completa em http://goo.gl/VYHqHl.