PELO 7º ANO… Senadora Daniella é escolhida pelo Diap como uma das “cabeças” do Congresso

A senadora Daniella Ribeiro (Progressistas) que, este ano, assumiu a 1ª Secretaria da Casa, segue em alto no Congresso Nacional. Pelo sétimo ano consecutivo, Daniella foi escolhida como uma das “cabeças” do Congresso Nacional, na pesquisa anual realizada pelo Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar).

O critério de avaliação da pesquisa considerou o “desempenho diferenciado” da senadora no exercício das atividades parlamentares, além de uma atuação muito firme em defesa dos direitos das mulheres, inclusive com o programa “Antes que aconteça”. Apenas 13 mulheres figuram na lista, dentre as quais, Daniella.

De acordo com o estudo, característica em destaque da senadora é a sua “capacidade de formular propostas sobre temas específicos para discussão e votação e, por isso, está classificada no seleto grupo dos “Formuladores” do Congresso Nacional, integrado por 25 parlamentares, e considedado “o mais produtivo” do Parlamento.

O Diap pôs em relevo outros atributos da senadora, como o protagonismo no processo legislativo, capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações. Avaliou ainda, o senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade e, principalmente a facilidade para conceber ideias, ter posições, elaborar propostas e levá-las para o centro das discussões parlamentares.

Estudo – No levantamento 2025 do Diap constam apenas nove deputadas federais e quatro senadoras, entre elas, Daniella Ribeiro. O Nordeste aparece com mais senadores classificados na pesquisa. São 13 senadores “Cabeças” entre os 31 eleitos na região, com destaque para Pernambuco, Ceará, Bahia e Paraíba.