PENSAMENTO PLURAL Inteligência Artificial no ensino: o Futuro começa em São Paulo, por Emir Candeia

Em seu comentário, o professor Emir Candeia trata da revolução que se registra no ensino, neste momento, em São Paulo, com a aplicação da Inteligência Artificial como plataforma pedagógica suplementar. “A IA corrige automaticamente questões dissertativas, aquelas que exigem respostas escritas e raciocínio, aliviando o professor da tarefa repetitiva da correção em massa”, diz Emir. Segundo o professor o que está ocorrendo em São Paulo deve ser expandido para o resto do País. Confíra íntegra…

O Estado de São Paulo deu um passo importante rumo ao futuro da educação ao implantar o uso da inteligência artificial (IA) para corrigir lições de casa na rede pública estadual, por meio da plataforma TarefaSP. Esse projeto-piloto, focado inicialmente em alunos do 8º ano do ensino fundamental e da 1ª série do ensino médio, já deveria servir de modelo para todo o país.

A proposta é simples e eficaz: a IA corrige automaticamente questões dissertativas, aquelas que exigem respostas escritas e raciocínio, aliviando o professor da tarefa repetitiva da correção em massa. Com isso, o educador ganha tempo para o que realmente importa: ensinar, orientar e acompanhar o desenvolvimento do aluno.

A plataforma TarefaSP funciona como um assistente virtual. Ao finalizar uma atividade, a resposta do estudante é comparada com um modelo ideal, elaborado por especialistas. A IA então classifica a resposta como correta, parcialmente correta ou incorreta, oferecendo um feedback automático com explicações, o que reforça o aprendizado. Os professores continuam podendo revisar tudo e incluir comentários.

Essa inovação permite aumentar a quantidade e a qualidade das atividades, sem sobrecarregar os docentes. Além disso, estimula o aluno, que recebe respostas rápidas e construtivas, e possibilita um acompanhamento mais próximo pelos pais. Cada aluno passa a aprender no seu ritmo, sem estar preso ao “ensino para a média” que domina nossas salas de aula há décadas.

Outro exemplo que reforça essa tendência é a Khan Academy, uma plataforma gratuita que atua como tutor digital. Com vídeo-aulas curtas, exercícios práticos e testes personalizados, ela já é usada por milhares de alunos no Brasil. A combinação de ferramentas como TarefaSP e Khan Academy pode revolucionar o ensino, tornando-o mais eficiente, mais justo e mais adaptado à realidade de cada aluno.

Estamos diante de um novo modelo: personalizado, automatizado e mais inteligente. O Estado economiza, o professor ensina melhor, os pais acompanham mais de perto e o aluno finalmente aprende com autonomia.

Esse projeto de São Paulo é mais que uma inovação tecnológica — é um exemplo de política pública inteligente. Deveria ser replicado em todos os estados do Brasil. A educação do futuro já começou.

 

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