PENSAMENTO PLURAL Transparência invisível, por G. G. Carsan

Em seu comentário, o escritor G. G. Carsan volta a criticar a falta de transparência nas intermináveis obras de triplicação, talvez apenas re-duplicação, da BR-230. “Além de ser uma obra interminável, parece ser um sumidouro de recursos públicos. A única coisa visível é a cara-de-pau desses governantes caras-de-pau”, afirma. Confira íntegra…

A interminável obra de duplicação da BR 230, entre Cabedelo e João Pessoa, na Paraíba é como aquelas séries sem fim.

Falam-se em 7 Anos de labuta perdida. Os chineses de Xi fariam em 7 Meses. Duvidam?

Mas, além de ser uma obra interminável, parece ser um sumidouro de recursos públicos. A única coisa visível é a cara-de-pau desses governantes caras-de-pau. Os órgãos fiscalizadores não tomam atitudes e medidas drásticas contra essas empresas fantasmas. O povo, os empresários da região, todos condenados pelo Poder Público à falência, ao descaso, ao desespero. Empresas falidas, empregos jogados fora, vidas entortadas, futuro mixuruca. Eis a eficiência que diz Governo de Todos e muitos etcs.

A Transparência é invisível porque não há NENHUMA informação sobre a obra, em lugar nenhum. Sabe aquela placa? Não existe.

Qual a Empresa que executa a obra? Nihil.
Qual o Valor da obra? Nihil.
Quantos Aditivos realizados? Nihil.
Quando a obra fica Pronta? Nihil.
Quem Responde pela obra? Nihil.
O que Esperar dessa obra? Nihil.
Quem Paga os prejuízos dessa obra? o Cidadão.

É uma vergonha atrás da outra. Entra ano e morre ano e a obra não avança. Hoje, aos cinco dias do ano novo de 2026, dia útil, havia uns oito homens sentados numa base, escapando do Sol, outros cinco capinando o mato onde será a calçada, um dia. As máquinas todas paradas. Os cidadãos espremidos em congestionamentos nos dois sentidos da rodovia.

O cidadão se sente abusado, humilhado, esquecido, confrontado, derrotado. Não será de surpreender se alguns eleitores receberem os próximos candidatos com chicotes e cassetetes nas mãos. A inércia estatal faz o cidadão adoecer, comer o pau que o Diabo amassa. É uma tristeza muito grande fazer parte de um espetáculo tão deprimente.

A Paraíba é o Estado do Nordeste que mais recebe turistas no momento, no País. A capital está repleta, hotéis com 100% da capacidade instalada. Cadê o Governador alinhado ao Governo Federal? Cadê a Bancada da Paraíba em Brasília? Como que a Paraíba pode aceitar um descaso tão gigantesco dos seus Governantes das Três Esferas?

O povo precisa se organizar e realizar protestos, mostrar ao vivo a sua indignação, dar nome aos bois culpados. Alguma coisa precisa ser feita, urgente. Não esqueçam que gestor só lembra de quem faz barulho e o ano é eleitoreiro. A hora é esta. Vamos nessa????

 

Os textos publicados nesta seção “Pensamento Plural” são de responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Blog.