PERGUNTAR NÃO OFENDE… Reunião do PT com o PSB sinaliza que alguém vai ser traído ou é só jogo de cena?
Uma reunião do presidente municipal do PSB, o secretário Tibério Limeira (Administração), com o dirigente do PT, Marcus Túlio, nessa segunda (13/11), acendeu uma luz amarela no bunker do prefeito Cícero Lucena, meu caro Paiakan. É que, apesar do governador João Azevedo já ter confirmado seu apoio à reeleição de Cícero, setores de seu partido têm insistido em pular a cerca.
O PT, como se sabe, já decidiu que terá candidato próprio, até por uma orientação da direção nacional, o que, pelo menos em tese, inviabiliza uma composição com o Progressistas de Cícero. Então, uma aliança do PSB com os petistas só pode sinalizar algum tipo de composição à margem da orientação do governador. Os deputados Luciano Cartaxo e Cida Ramos são os postulantes da seara petista.
Segundo o próprio Marcus Túlio declinou à Imprensa, o intuito da reunião teria de tentar construir “unidade do grupo de esquerda na disputa pela prefeitura”, nas eleições do próximo ano. Há especulações de bastidores do PSB, indicando que o deputado Gervásio Filho, presidente estadual, teria rusgas na relação com Cícero, e estaria cobrando mais espaços na gestão do prefeito para mudar o humor.
O PSB tem o vice-prefeito Léo Barbosa, indicado por João, na composição com Cícero. E a tendência é que seu nome seja mantido na chapa, conforme já admitiu o governador. A menos que há uma ruptura. Das duas, uma: ou o PT faz jogo de cena, para no fim fazer uma composição, e trair Cida e Cartaxo. Ou o PSB estaria preparando uma rasteira em Leo Barbosa e, em última instância, no próprio João.
Será por isso que o governador chegou a abrir entendimentos com o PDT, para ter um partido a chamar de seu, meu caro Paiakan?