Persiste impasse de PT, PSB e PMDB, mas candidatos já podem fazer campanha a partir deste domingo
Esse domingo, dia 6, é data simbólica para a largada das eleições deste ano. Um a vez encerrado o período das convenções e registro de candidaturas, a temporada da campanha de caça ao voto está oficialmente aberta. Os candidatos já podem, a partir deste domingo, podem realizar comícios, fixar propaganda em locais públicos e pedir votos na Internet.
Na Paraíba, há uma particularidade, no entanto. Em função do imbróglio envolvendo o PT, PMDB e PSB, quem está realmente desembaraçado para a campanha é o senador Cássio Cunha Lima, que lidera a aliança encabeçada pelo PSDB, além dos candidatos do PROS (Major Fábio), PSTU (Antônio Radical) e PSOL (Tácio Teixeira).
O governador Ricardo Coutinho registrou chapa com Lígia Feliciano (PDT) de vice, em aliança com o PT de Lucélio Cartaxo, seu candidato Senado. Porém, a direção nacional do PT protocolou outro pedido de coligação do partido com o PMDB do senador Vital Filho, que terá Roberto Paulino na vice e Zé Maranhão como candidato ao Senado.
O conflito entre os dois pedidos deverá ser apreciado pelo Tribunal Regional Eleitoral, nos próximos dez dias, e terá como relator o desembargador João Alves. Em função da pendenga, tanto Ricardo quanto Vital Filho terá dificuldades para desenvolverem plenamente suas atividades de campanha. Mas, o senador Vital partiu na frente e já começou sua agenda de campanha.
Nesta segunda, Vital terá, pela manhã, reunião com a Coordenação de Comunicação, à tarde com os coordenadores da campanha e, à noite, com as equipes de trabalho.
Coligações – O senador Cássio terá o deputado Ruy Carneiro na vice e Wilson Santiago na disputa ao Senado. Sua coligação terá 14 partidos: PSDB, PR, PSD, PTB, SD, PMN, PPS, PTdoB, PTN, PRB, PSDC, PSC, PP, PEN. A coligação liderada pelo PSB do governador RC terá PT (questionada), PDT, DEM, PRTB, PRP, PV, PSL, PC do B, PHS e PPL. O PMDB de Vital terá apenas o PT (em questão).
O Major Fábio, do PROS, terá Olavo Filho como vice e a professora Leila Fonseca como candidata ao Senado. O PSTU terá Antônio Radical ao Governo, com Marcelino Rodrigues na vice, e Rama Dantas para o Senado. Já o PSOL de Tácio Teixeira terá Marcos Dias na vice Nelson Júnior, ao Senado.