PESQUISA ATLAS/INTEL… 60% dos brasileiros não confiam no STF. Toffoli, Gilmar e Moraes lideram rejeição

A mais recente pesquisa Atlas/Intel revela como os brasileiros estão encarando o comportamento de ministros do Supremo Tribunal Federal, e o envolvimento de ministros, como Dias Toffoli e Alexandre de Moraes, no escândalo do Banco Master. E os números são devastadores, meu caro Paiakan.

Levantamento, publicado pelo jornal Estadão, traz que 60% dos brasileiros dizem não confiar no trabalho e nos ministros do STF, contra apenas 34% que declaram confiar. O percentual representa uma queda de 15 pontos percentuais na confiança desde o segundo semestre de 2025.

Outro dado levantado pelo instituto mostra a aprovação/reprovação dos ministros. Nesse quesito, o ministro André Mendonça lidera com 43% de aprovação e 36%, negativa. Por outro lado, o ministro Dias Toffoli tem aprovação de apenas 9%, com uma rejeição astronômica de 81%.

Entre os mais rejeitados constam Gilmar Mendes, com 67% de imagem negativa e apenas 20% de positiva. Moraes é terceiro, com com 59% de desaprovação e 37% de aprovação.

São números que, em qualquer democracia séria do mundo, meu caro Paiakan, já haveria ministros sendo afastados e investigados. E mostram também como os brasileiros chegaram ao limite da tolerência com o comportamento arbitrário dos julgadores, que deviam dar o exemplo ao Judiciário do País.

Metodologia – A pesquisa foi realizada entre os dias 16 e 19 de março de 2026. O levantamento contou com uma amostra de 2.090 entrevistados, utilizando a metodologia de recrutamento digital aleatório (Atlas RDR). A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%.