
Poucas horas antes da decisão do ex-presidente Bolsonaro indicando seu filho, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), como seu candidato à Presidência, o Instituto DataFolha realizou uma pesquisa, para aferir o cenário da disputa. E, mesmo a pesquisa tendo sido realizada antes, o senador não demonstra iniciar bem a disputa contra o presidente Lula (PT). Flávio, como se sabe, foi anunciado no último dia 5.
Num cenário de disputa em 2º turno, Lula marcaria 51%, ante 36% para Flávio Bolsonaro. Brancos e nulos somam 12%, e 1% não soube responder. Num embate direto entre Lula e Tarcísio de Freiras (Republicanos), o petista teria 47%, enquanto o governador de São Paulo teria 42%. Brancos/Nulos somarima 10%, enquanto não sabem representam 2% dos entrevistados.
Outro dado aferido na pesquisa. Indagados sobre quem Bolsonaro deveria indicar para disputar a Presidência, pela direita, 8% acham que Flávio Bolsonaro deveria ser o nome escolhido por Bolsonaro para as eleições de 2026, enquanto 22% declaram preferir a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) e 20% escolheram governador Tarcísio de Freitas.
Rejeição – A pesquisa apurou tambem que Bolsonaro tem 45% de rejeição, empatado (na margem de erro) com Lula, 44%. O senador Flávio vem com 38%, seguido o deputado Eduardo, com 37%, e Michelle, com 35%. Zema e Ratinho Jr. têm 21% de rejeição, Tarcísio registra 20% e Caiado, 18%.
Metodologia – O instituto entrevistou presencialmente 2.002 eleitores em 113 municípios entre a terça-feira 2 e a quinta 4. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com um nível de confiança de 95%.