Pesquisa do PSDB mostra RC muito desgastado e ameaçado por tucanos
Dirigentes do PSDB revelaram a jornalistas, no último sábado, em Brasília, a existência de uma pesquisa interna, que avalia o desempenho de momento do partido numa eventual disputa ao Governo. E os números se mostraram surpreendentemente generosos para… eventuais adversários do governador Ricardo Coutinho.
Dois cenários foram avaliados: com o senador Cássio e sem ele. No primeiro cenário, Cássio se situa muito à frente de RC, na verdade quase o dobro da intenção de votos. No segundo, veio a surpresa: nomes como Ronaldo Filho, Ruy Carneiro e até Cícero Lucena praticamente empatam num embate direto contra o governador, desde que apoiados por Cássio.
Como é cada vez mais visível a percepção de que o senador tucano não será candidato, o partido começa a se debruçar sobre essas possibilidades. Duas foram reveladas ao Blog: ou o partido segue na aliança com o governador RC, ou pode simplesmente apresentar um candidato, dentre os três avaliados, com o apoio de Cássio.
A manutenção da aliança com RC é muito questionada, e somente não foi desfeita ainda porque o ex-governador não se definiu. Mas, se a direção nacional do partido optar por lançar candidato próprio, o que parece mais provável, ele não irá apresentar obstáculos. Nesse caso os tucanos irão avaliar suas chances numa disputa.
É ai que essa pesquisa fornece muito subsídios importantes. Um deles é que o governador RC continua com um índice muito elevado de rejeição em todo o Estado. Que o candidato do PMDB, Veneziano Vital, tem muito potencial e, pela ótica tucana, pode ser um aliado importante para levar a disputa ao segundo turno. “O risco seria RC não ir pro segundo turno”, complementa um tucano ao Blog.