Pesquisa Ipespe: Romero e Tatiana se consolidam para a disputa de segundo turno
A menos que todas as pesquisas até agora divulgadas estejam erradas, o segundo turno em Campina Grande está definido entre os candidatos Romero Rodrigues (PSDB) e Tatiana Medeiros (PMDB). É o que confirma a última pesquisa Ipespe/Jornal da Paraíba.
Romero, que ostentava 26% de intenção de votos, em julho, na pesquisa anterior, saltou para 35% e se consolida na liderança. Já Tatiana que, na amostragem anterior, tinha 17% e estava em terceiro no ranking, foi a 24% e assegura com folgas o segundo lugar.
A surpresa nessas eleições tem sido o desempenho da deputada Daniella Ribeiro, que iniciou a disputa na liderança folgada e, ao longo da campanha, só veio definhando. Os últimos números apontam para apenas 13% do eleitorado. Com riscos de perder mais pontos até o veredicto das urnas.
Na verdade, esses números do Ipespe praticamente batem com os dados do último Ibope realizado em Campina, há bem poucos dias. A essa altura do campeonato, com apenas mais uma semana de campanha, é improvável que ocorram mais mudanças expressivas.
E, se o desempenho (para quem começou tão bem) de Daniella é surpresa, o conceito da campanha não é. Deu o previsto. Era esperada uma polarização entre os dois principais agrupamentos políticos da cidade, Cunha Lima de um lado, Veneziano e Vital do outro.
Daniella ficou espremida numa disputa que, em verdade, projeta outra maior para 2014. Também não ajudou a aliança celebrada com o PT, que trouxe muito mais infortúnios do que vantagens, agora se vê. Na verdade, foi um erro que colaborou demais para esse desfecho.
Assim, a menos que ocorra um fato de proporções bíblicas, a disputa em segundo turno vai se dar entre Romero e Tatiana. Resta saber, caso se confirme esse cenário, com quem ficará Daniella, que tem um espólio político importante na cidade.