PESQUISA QUAEST Cícero segue na liderança com 49%, enquanto Ruy, Cartaxo e Queiroga estão tecnicamente empatados

Mais uma pesquisa do Instituto Quaest, veiculada nesta terça-feira (17/09), revela como o quadro da disputa pela Prefeitura de João Pessoa sofreu algumas alterações, em comparação com a amostragem anterior, de 27 de agosto último. Os números foram divulgados pela TV Cabo Branco.

Realizada a menos de 20 dias do pleito, ou seja, com uma sinalização mais próxima das urnas, os números são os seguintes: Cícero Lucena (Progressistas) lidera com 49%, seguido por Ruy Carneiro (Podemos) c0m 14%. Na sequência, vem Luciano Cartaxo (11%) e Marcelo Queiroga (PL), com 11%. Os três estão tecnicamente empatados, na margem de erro.

Na pesquisa anterior (27/08), Cícero Lucena tinha 53%, seguido por Cartaxo (12%), Ruy Carneiro (11%), e Queiroga (7%). Camilo Duarte e Yuri não pontuaram, enquanto o número de indecisos equivalia a 9%. Por último, branco/nulo/não vai votar batia em 8%.

A julgar como verdadeiros os números da pesquisa, e se as eleições fossem hoje, Cícero venceria a disputa já em 1º turno, uma vez que seu percentual é superior à soma dos demais.

Na hipótese de um 2º, contudo, Cícero venceria nos três cenários apresentados: o candidato do PP teria 61% contra Ruy Carneiro, que teria 23%; no segundo cenário, Cícero teria 61%, e Luciano Cartaxo, 21%; e, no último, ganharia com 63%, e Marcelo Queiroga, teria 20%.

Espontânea – Cícero lidera também na pesquisa espontânea, com 36% da intenção de votos. Em seguida, vêm Ruy (6%), Queiroga (6%), Cartaxo (5%) e os demais não pontuaram. Nesse cenário, haveria 43% de indecisos, contra 4% de brancos e nulos.

Rejeição – No quesito rejeição, Cícero também se apresenta em vantagem com a menor taxa, entre os quatro principais candidatos. Segundo o Quaest, Cartaxo lidera com 51%, seguido por Ruy (43%), Queiroga (35%) e Cícero Lucena (27%).

Serviço – A pesquisa Quaest foi encomendada pela TV Cabo Branco, tem uma margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. A consulta foi realizada presencialmente com 852 pessoas de 16 anos ou mais em João Pessoa, entre os dias 14 e 16 setembro, e foi registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo PB-09810/2024.